terça-feira, 29 de setembro de 2015

O SURGIMENTO DA POVOAÇÃO EM LOUVOR A SÃO MIGUEL ARCANJO

Com certeza o cemitério foi o primeiro marco para o surgimento da povoação, visto que foi ele construído para sepultar as pessoas que morriam nas fazendas Passa Quatro, Água Vermelha, Aborrecido e outras próximas, face à enorme distância entre aquelas localidades e as cidades mais próximas, assim como à ineficiência dos meios de transporte.
            Ali por volta de 1928, já pronto o cemitério construído com a autorização da Paróquia de N. S. do Bonfim, da cidade de Bonfim, hoje Silvânia, e em volta dele algumas pouquíssimas casas, os fazendeiros da redondeza decidiram levantar ali uma povoação em louvor a São Miguel Arcanjo. E a referência que se dava à povoação já era o Rio Passa Quatro, razão pela qual, com o uso, o povoado passou a ser denominado pelo povo como “São Miguel do Passa Quatro”.
            Diz-se ainda que Felipe Luiz de Carvalho, mais conhecido na época por Felipe da Costa, e sua mulher, dona Antônia Pinto de Carvalho (Dona Antoninha), ambos já falecidos, teriam adquirido as terras onde hoje se acha a cidade, doando-as à Igreja, para então erguer-se o povoado. Porém a aquisição teria sido apenas verbal e somente cerca de dez anos depois se cogitou de providenciar a documentação. Foi então lavrada uma escritura em manuscrito e a título particular, assinada pelas partes, em Goiânia-GO, no dia 19 de agosto de 1938, e levada a registro no cartório imobiliário no mês seguinte.
            Pelos documentos arquivados na Paróquia de N.S. do Bonfim, na data de 29 de setembro de 1939, quando o Patrimônio foi oficialmente inaugurado com a primeira missa, a povoação já contava com umas vinte casas.
            Portanto, São Miguel Arcanjo é parte integrante da história de SMPQ, tanto que o seu nome foi oficialmente reconhecido como o Padroeiro da cidade. E todos os anos, no seu dia, em 29 de setembro, é realizada pela Igreja Católica a festa em seu louvor, festa em louvor a São Miguel Arcanjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui Seu Comentário ou Histórias sobre São Miguel do Passa Quatro